A cinomose é uma doença altamente contagiosa, acomete cães de todas as idades não vacinados.
A cinomose é causada por um morbilivirus, pertencente à família Paramyxoviridae, e acarreta uma doença viral multissistêmica, comprometendo vários tecidos e órgãos dos animais susceptíveis a essa infecção. Os sinais clínicos da doença englobam secreções nasais, secreções oculares, sinais respiratórios ,diarréia, vômitos, perda de apetite, erupções , pústulas podem estar presentes no abdome, hiperqueratose do nariz e dos coxins digitais.
Os sinais neurológicos comuns incluem paralisia, tremores e convulsões que acabam culminando na morte do animal.
A transmissão requer contato direto ou por meio de aerossóis. Em populações urbanas de cães, o vírus é mantido pela infecção em animais susceptíveis, disseminando-se de forma rápida entre cães filhotes, idade em que a imunidade materna declina e cães não vacinados
O diagnóstico do Vírus da Cinomose Canina (VCC) é difícil de ser feito e geralmente é realizado pela observação clínica, histórico (animal vacinado ou não), e podem ser utilizados exames confirmatórios, como histopatologia e isolamento viral.
Quando a infecção é descoberta no início é possível pensar em cura, mas após atingir o sistema nervoso central, dificilmente o animal se recupera, e quando isso ocorre, apresenta déficits pelo resto da vida. Ainda não se conhece um tratamento específico para o combate do vírus da cinomose.
A prevenção se dá através da vacinação aos 45-60 dias de idade, repetindo-se a segunda dose em 21-30 dias e depois a terceira , 21-30 dias após a segunda dose, reforçando-se a importância de se vacinar anualmente.
Comments