A gripe canina (também conhecida como traqueobronquite infecciosa canina ou tosse dos canis) é uma doença altamente contagiosa , transmitida por gotículas eliminadas por tosse ou espirros (aerossóis) que se caracteriza por uma tosse súbita e incontrolável.
Os principais agentes causadores são Adenovirus tipo 2 e Parainfluenza que não são trasmissíveis ao ser humano e a Bordetela bronchiseptica que pode ser transmitida para pessoas imunossuprimidas.
Os animais mais susceptíveis são bebês recém desmamados e adultos debilitados .
Os animais apresentam os primeiros sintomas entre 3-10 dias após o contágio , podendo permanecer com o sintomas por até 4 semanas.
Normalmente nos cães acometidos pela gripe , são observados acessos de tosse seca acompanhada de engasgos ou movimentos de esforço de võmito .A tosse costuma piorar depois dos exercícios ou agitação.
Nos casos mais graves , observa-se secreção nos olhos, coriza , falta de apetite e febre; podendo evoluir para pneumonia e muitas vezes pode ser confundida com alguns estágios de cinomose.
Os quadros mais brandos tendem a se resolver sozinhos e estão associados a um único agente , mas a imunidade gerada é curta e o animal pode se contaminar novamente em poucos meses.
O tratamento depende muito dos sintomas que o animal está apresentando sendo a nebulização com antibióticos uma das formas mais eficazes .
A prevenção ainda é nosso maior aliada. Existem três tipos de vacinas contra gripe canina hoje no Brasil , sendo que a vacina nasal é a mais completa e a mais eficiente.
Comments