O coronavírus felino é um vírus que infecta gatos através do contato com fezes infectadas.
Isso pode ocorrer quando eles cuidam um do outro, ou quando compartilham bandejas sanitárias, tigelas de comida ou equipamentos de grooming.
Como o coronavírus felino causa peritonite infecciosa felina? A infecção por coronavírus felino é uma doença muito frequente nos gatos, com uma elevada taxa de contágio entre os mesmos. Na maioria das vezes o quadro clínico é leve, a sua importância centra-se na capacidade para a mutação do vírus com a consequente aparição de uma forma muito mais grave e fatal, a peritonite infecciosa felina(PIF).
Estima-se que entre os 25 % e os 40 % dos gatos domésticos estejam infectados. A percentagem de infectados sobe até aos 80-100 % dos gatos que vivem em grupos numerosos em casas, albergues ou criadouro.
O chamado coronavírus “entérico” é restrito principalmente aos intestinos. Ele se multiplica e pode causar diarreia – isso é particularmente provável de acontecer com os filhotes, especialmente quando eles vivem em comunidades com outros gatos. O coronavírus que causa PIF é atualmente considerado uma forma mutante do coronavírus entérico. Os cientistas ainda não entendem como o coronavírus relativamente benigno é transformado em PIF fatal.
Gatos afetados pela PIF podem apresentar a forma úmida ou a seca.
Desta forma , fluido no peito ou no abdômen – isso é chamado PIF “úmida” ou crescimentos nodulares (granulomas) nos órgãos internos – isso é chamado PIF “seca”
Os sintoma de coronavirose ou PIF , não são específicos mas devem chamar a atenção; febre ,vômito ,perda de apetite, perda de peso, aumento do volume do abdomen , diarréia e convulsões.
Não existe tratamento específico para nenhuma das formas e a PIF é fatal.
Kommentare