Muitas substâncias presentes nos alimentos humanos são tóxicos para cães e gatos.
A alimentação compartilhada entre humanos e animais é a principal causa dessas intoxicações alimentares.
Os gatos , como tem um apetite mais exigente , costumam se intoxicar três vezes menos que cães.
Segundo pesquisas européias , os alimentos com mais evidências científicas de toxicidade para cães e gatos são o chocolate , cebola , alho e uvas .
O chocolate é muito saboroso para os cães também , mas além de açúcar , possuem teobromina e cafeína. E apesar da concentração de teobromina ser de três a quatro vezes maior do que a de cafeína , ambas contribuem para a síndrome clínica que acontece na toxicose por chocolate.
Quanto mais gorduroso for o chocolate , menor será o teor de teobromina , ou seja , quanto mais escuro ou mais puro mais tóxico.
A dose toxica para cães é em torno de 100 a 150 mg/kg de peso e para gatos é de 80 à 150mg/kg. A dose letal situa-se entre 250 e 500mg/kg .Mas não é regra , os sintomas podem aparecer mesmo com doses menores.
Os sintomas são excitação com taquicardia (aceleração do coração), aumento da pressão arterial, arritmias , cianose (arroxeamento) e até convulsões.
A teobromina fica no corpo por até 6 dias e os animais normalmente precisam ficar hospitalizados durante todo período.
Como as substâncias tóxicas podem ficar no corpo por alguns dias , nem sempre a intoxicação acontecem quando ingeridas de uma só vez. Elas podem intoxicar lentamente com pequenas ingestões diárias por exemplo!
Não há antídoto, o tratamento é feito baseado nos sintomas!
Comments